sábado, 9 de maio de 2015

Melhores livros que li na escola


Olá, pessoal! Quem aí gosta de ler? As pessoas que praticam essa atividade podem tirar muito proveito, pois o mundo da literatura é bem extenso, tendo várias opções de leituras como as mitológicas, os romances, poemas, livros de auto ajuda etc. E o principal incentivo à leitura parte da escola. Aposto o quanto vocês odeiam/odiavam aquela lista de livros extra-classes indicadas pelos professores que resultam em trabalhos e provas sobre a história do livro lido, não é mesmo? Mas saibam que esses livros podem ser muito bons e ajudar muito na construção e amadurecimento de ideias.Diante disso, separei 6 melhores livros que eu li na escola. Bora ver quais são?


Cinco Minutos, de José de Alencar, é uma obra que conta a história de um homem que perde seu ônibus por cinco minutos e ao pegar a próxima lotação, senta-se ao seu lado uma mulher com o rosto coberto por um véu. Essa moça permite que o homem segure suas mãos e lhe beije o ombro. Diante disso, afim de localizar sua amada misteriosa, o rapaz vai aos poucos procurando e descobrindo mais detalhes sobre ela. Para a resolução do mistério e a felicidade do casal, várias viagens no ônibus são necessárias.

Esse livro é um amor. Amei lê-lo e recomendo a todos aqueles que gostam de um bom e misterioso romance. Uma lição que tirei dele é que é possível se apaixonar por um pessoa sem interesses em beleza física, (já que o personagem não via o rosto da moça) e que o amor pode se despertar através do conhecimento da beleza interior.



Vida de Droga foi um livro que eu li em 2012, quando estava no primeiro ano do Ensino Médio. A obra, escrita por Walcyr Carrasco, narra a história de Dora, uma menina que possuía praticamente tudo, vivendo uma vida de classe alta. Mas, tudo em sua vida muda quando seu pai perde o emprego. Diante disso, Dora e sua família são obrigados a se mudar para o subúrbio, modificando completamente suas vidas. Lá, a menina faz algumas amizades e começa a namorar; porém, ela se revolta com a mudança radical de sua vida e acaba se envolvendo no mundo das drogas.

Esse livro é extremamente bom e tem uma história bastante envolvente. É um livro bem importante para ser lido por pais e jovens, pois aborda um tema presente na nossa realidade: a inserção no mundo das drogas. A história mostra a consequência de algumas escolhas ruins e a possibilidade de livrar-se desses problemas e recomeçar.


Dom Casmurro é uma das grandes obras escrita por Machado de Assis. O romance é contado em primeira pessoa por Bento, que acredita ter sido traído por sua amada Capitu com seu amigo Escobar. Mas essa é um mistério até hoje indecifrado. 

Essa história é magnífica e não tem muito o que descrever. Não deixem de ler, garanto que vocês vão amar! E pra quem já leu, eu deixo a seguinte pergunta: Capitu traiu ou não Bentinho? haha


Contos de Enganar a Morte eu li quando estava no Ensino Fundamental ainda. Ricardo Azevedo, em seu livro, narra as experiências de Zé Maladro, de um médico, de um ferreiro e de um jovem viajante que só querem curtir a vida e estão sempre dando um jeitinho de tapear a dona Morte. Mas acontece que com Ela não há conversa mole que resolva. Quando chega a hora de ''sair dessa para uma melhor'' não adianta bate o pé.

Essas narrativas são cheias de humor, tratando a morte com muito naturalidade e são uma verdadeira declaração de amor à vida.


A Força da Vida foi outro livro que eu li no Ensino Fundamental. Ele conta a história de Edileusa, uma menina de dez anos que sempre teve uma vida muito dura na favela com um monte de irmãos para criar. Edileusa sempre teve esperança e sonhava em virar artista, como o velho Borzeguim, palhaço aposentado, e como consequência, ter uma vida melhor. 

Essa é uma história linda, emocionante, verdadeira e cheia de força. Nos mostra a realidade da pobreza vivida por muitas crianças e a dificuldade que elas passam. Nos faz refletir e nos motiva a não desistir daquilo que queremos e que mesmo diante dos obstáculos, quando se quer muito uma coisa e se tem força de vontade, aquilo é alcançado.



A Cor do Preconceito narra a história de Mira, uma excelente aluna que diante de sua dedicação consegue uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas de sua cidade. Mira, menina negra de tranças no cabelo, se sente um peixe fora d'água diante de sua nova realidade, deixando uma escola pública de periferia e indo para uma escola de elite onde a maioria dos alunos são brancos e ricos. Durante sua jornada estudantil, Mira, sofre muito preconceito, discriminação, racismo e intolerância de seus companheiros de escola.

Esse é um ótimo livro com uma linda história de superação. Contém muitos ensinamentos sobre o preconceito e as formas de acabar com ele, conscientizando o leitor e levando-o a refletir e compreender a grande diversidade existente no mundo e o respeito que devemos ter com cada indivíduo.

E aí, alguém já leu algum desses livros? Não? Qual deles vocês mais se interessaram? Conte pra mim nos comentários.


4 comentários:

  1. AMEI o post! Li "Vida de droga", "A cor do preconceito" e "Dom Casmurro" no colégio, e todos foram livros extremamente importantes pra minha formação! Senti até uma nostalgia aqui, hahaha. Parabéns, Flávia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses livros são ótimos e passam uma boa mensagem! Também senti uma nostalgia, acho que vou relê-los! hahaha
      Obrigada, Bia! Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  2. É, amiga, todos esses anos estudando juntas nos rendeu muito em comum! hahah Todos esses livros são legais, concordo com tudo que disse. Beijos2

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...