sexta-feira, 30 de outubro de 2015

10 fatos sobre o Halloween que provavelmente você não sabia


Olá, meninos e meninas!! No último post aqui do blog eu falei sobre a história e o significado do Halloween, vocês podem conferir o post clicando aqui. E sobre esse famoso feriado do dia 31, existem alguns fatos super interessantes que provavelmente você não sabia. Por conta disso, fiz essa matéria com 10 fatos sobre essa antiga e mística festa popular. Confira!

1. No início, o Halloween, não tinha relação com as bruxas
A origem do Halloween era baseada nas tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., com muita diferença em relação a como se comemora nos dias atuais, com abóboras e com a famosa frase “Gostosuras ou travessuras”, que foi exportada pelos Estados Unidos. Originalmente, o Halloween não tinha relação nenhuma com bruxas. Como eu falei no último post, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.

2- Halloween é o segundo maior feriado comercial da América
Perdendo somente para o Natal, o Halloween é uma data super comercial na América, onde as pessoas gastam cerca de $6,9 bilhões, eu disse BILHÕES, de dólares em doces, decorações, fantasias etc.

3- Bruxa à meia-noite
Segundo a tradição norte-americana, se uma pessoa veste suas roupas ao avesso, e anda para trás na noite de Halloween (31 de outubro), ela verá uma bruxa à meia-noite.

4- Doces ou travessuras?
Nos EUA, o chocolate Snickers é o doce mais distribuído por aqueles que querem evitar travessuras das crianças no Dia das Bruxas.

5- Por que as cores do Halloween é laranja e preto?
A cor laranja simboliza o outono (estação no hemisfério norte em outubro), e preto simboliza a escuridão, a fronteira entre os vivos e os mortos, o desconhecido.

6- 31 de outubro também é dia do Saci
A data comemorativa foi criada em 2003 para exaltar o folclore brasileiro, em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. A ideia é chamar atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas nos dias de hoje. Existe até uma organização sobre o tema, a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci), que tem 1.100 integrantes.

7- Samhainofobia
Esse é o nome dado ao medo excessivo do Dia das bruxas.

8- Abóboras e velas
As abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

9- A vassoura é um símbolo do poder feminino
É um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.

10- Record
Boston, Massachusetts, detém o recorde do maior número de abóboras acesas ao mesmo tempo: 30.128.

°° Ufa! Quantos fatos, não é mesmo? Você já sabia de algum desses? Pra descontrair, separei esse vídeo super engraçado do canal 5 alguma coisa sobre fantasias que você não deve usar no Halloween. Aperte o play e se divirta! °°




3 comentários:

  1. Que legal seu post! É sempre divertido conhecer essas curiosidades.

    www.gotadechampagne.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que você gostou! Obrigada por visitar o meu blog. Sinta-se sempre muito bem vinda <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...