sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Diário de Viagem: Cruzeiro MSC / Chegada a Ilhéus

Olá! Depois de um dia de acarajés, limonada e olodum no centro de Salvador, fomos para Ilhéus, um município localizado no litoral da Bahia, há aproximadamente 320 km de sua capital.

Ao desembarcamos do navio, contratamos um serviço de tour no próprio porto para conhecer essa cidade tão turística.


O primeiro lugar que fomos foi a Praia dos Milionários, uma das praias mais frequentadas de Ilhéus. Recebeu esse nome devido as mansões dos barões de café que existiam neste trecho da orla.



Escolhemos a Cabana Nacib para ficar, e fomos muito bem atendidos. O bar recebeu esse nome em homenagem ao árabe Nacib, proprietário do bar Vesúvio na obra "Gabriela, Cravo e Canela" de Jorge Amado, escritor ilheense. 


E para quem estava curioso e querendo saber, pois viu minhas fotos no facebook e instagram com uma tatuagem de filtro dos sonhos no ombro, essa tattoo era nada mais, nada menos que de HENNA! Pois é, infelizmente ainda não tive coragem e idade para fazer uma de verdade, mas aproveitei a oportunidade dos artistas de praia para fazer a minha tattoo, mesmo que seja de henna rsrs.


Depois de umas horas na praia, fomos até a cidade. Lá fomos recebidos por um guia turístico mirim, que nos mostrou e contou a história de cada lugarzinho.

A Catedral de São Sebastião, localizada na praça Luís Viana, possui uma preciosa arquitetura, sendo encontrada em sua faixada traços do neoclassicismo, uma tendência dominante na arte européia entre o final do século XVIII e início do século XIX





Passamos pela Igreja Matriz de São Jorge, considerada a mais antiga da cidade e que abriga além da imagem de São Jorge e o painel que conta a história de toda cidade, abriga também o Museu de Arte Sacra, fundado em 1970. No acervo há valiosas imagens barrocas, alfaias – objetos para cultos - e documentos sacros.



Além das igrejas, passamos também pela Academia de Letras de Ilhéus, bar e restaurante Vesúvio, prefeitura e lojinhas de artesanato e souvenir.





"Sapho" é um monumento que fica em frente a prefeitura de Ilhéus. Sapho foi uma poetisa grega e foi a primeira mulher que lutou por direitos iguais entre homens e mulheres. Ela morreu ao se atirar no mar por um amor não correspondido. 


Em 1925, Gabriela, cravo e canela, vinda do agreste chega a Ilhéus em busca de trabalho. É levada do “mercado dos escravos”, lugar onde acampam os retirantes, pelo árabe Nacib. O dono do bar Vesúvio não atenta de imediato para a beleza da moça, escondida sob os trapos e a poeira do caminho. Não tarda, porém, a descobrir que ela tem a COR DA CANELA e o CHEIRO DO CRAVO. Em breve, todos os homens da cidade vão se render aos encantos de Gabriela.



E aí, gostaram de Ilhéus? Fique de olho no blog e descubra o que rolou nos outros dias desta viagem.


2 comentários:

  1. Adorei! E essa tatu aí ficou show, só falta ser permanente, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Uma pena mesmo não ser de verdade, rsrs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...